Paulo, apóstolo.


Assista este vídeo sobre a vida de Paulo, apóstolo.
Com Dr. Rodrigo ( Arqueólogo)

Clique e assista o vídeo, aqui.


***


Embora acreditemos na inspiração do livro "Romanos", é bom considerarmos princípios de interpretação para termos maior proveito. É muito importante conhecermos a vida de Paulo para uma interpretação mais abrangente e profunda de seu livro. Se conseguirmos nos colocarmos no lugar de Paulo, conseguiremos olhar com seus olhos, pensar com sua mente. Qual era a "posição " de Paulo ao escrever Romamos, como ele se via, como via Roma, como interpretava as palavras que ele empregara, por exemplo: adoção. O que significava adoção para os romanos, e para Paulo? Devemos esgotar o máximo possível de recursos para entendermos como Paulo pensava e para tanto, precisamos nos mergulhar na vida de Paulo, mergulhar na história de Roma, etc. Precisamos conhecer Saulo de Tarso, Saulo romano de nascença, discípulo de Gamaliel, fariseu de fariseus, Saulo perseguidor, Paulo convertido, Paulo fabricante de tendas, Paulo apóstolo dos gentios, etc.  


***


No capítulo primeiro de Romanos, Paulo se declara servo e apóstolo. Tanto no versículo 1, como no versículo 5, ele se declara apóstolo. Enfatiza que a origem de seu apostolado foi por intermédio de Jesus Cristo.

É bom lembrar que os apóstolos foram testemunhas oculares de Jesus, e que o apóstolo Paulo foi como que nascido fora de tempo. Quando ia perseguir a igreja, na estrada de Damasco, foi interrompido por Jesus: " Saulo, Saulo, porque me persegues? ".


***


Obs.: jogando luz em Romanos com o auxílio de outros livros:

Lucas 6:12-16

Atos 9:17

Atos 26:16-18

I Cor. 9:1

I Cor 15:7, 58

II Cor. 12:2

Gálatas 1:1

Romanos 11:13
***

Apóstolo significa: enviado, um mensageiro enviado. Não apenas enviado como vários discípulos foram, mas num caráter muito especial em condições incomuns. Enviado com autoridade diferenciada e não igual à autoridade comum que todos os que creem em Jesus .  Paulo se apresenta em Roma, como alguém que foi chamado para ser apóstolo por Jesus. Não foi enviado aos gentios como apóstolo por livre e espontânea vontade, mas devido à sua experiência em ter sido testemunha ocular, ainda que " nascido fora do tempo." Com base nos textos acima, fica claro que ser testemunha ocular de Jesus, era condição para ser apóstolo. O chamado precisava ter vindo diretamente e pessoalmente de Jesus. Um escravo não tem vontade própria, senão obediência ao seu Senhor. Paulo se considerava escravo de Jesus, precisa obedecer a Jesus, ao seu chamamento apostólico. Paulo reconhece em Romanos 1:5, que o apostolado veio por intermédio de Jesus Cristo.

***

Paulo se considerava servo de Cristo Jesus. Se parássemos nesta palavra para uma profunda reflexão, quão bom seria para nós, para a igreja, para o reino de Deus. Antes de Paulo se apresentar como apóstolo, se apresenta como servo. Realmente sabia o significado de ser servo, escravo de Cristo. Uma aplicação desta para os dias de hoje seria ótimo. Paulo conhecia bem a Jesus Cristo, seu Mestre. Sabia com certeza que certa ocasião, mesmo sendo considerado como Senhor, Jesus lavou os pés de seus discípulos para ensinar que quem quisesse ser o maior, deveria ser servo de todos. A palavra grega empregada nesta declaração de Paulo é:
Palavra grega que significa servo, escravo.
A sociedade de Roma era composta por muitos escravos.
Tanto Paulo quanto seus leitores, com certeza conhecia muito bem este conceito.
Estamos lendo o livro de Romanos, não meramente como um livro qualquer, sendo assim será muito bom se aplicássemos esta Escritura em nossa vida, pois é Palavra de Deus.
Somos escravos de Cristo?

Lembremos sempre que fomos comprados pelo precioso sangue de Jesus Cristo, nosso Senhor.

***

Em Romanos 1:1 vemos que Paulo se considera " separado " para o evangelho de Deus.
***

Nenhum comentário:

Postar um comentário