Romanos 1


16 Porque não me envergonho do evangelho, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.   
17 Porque no evangelho é revelada, de fé em fé, a justiça de Deus, como está escrito: Mas o justo viverá da fé.   

Romanos 3


27 Onde está logo a jactância? Foi excluída. Por que lei? Das obras? Não; mas pela lei da fé.

Romanos 4

1 Que diremos, pois, ter alcançado Abraão, nosso pai segundo a carne?   
2 Porque, se Abraão foi justificado pelas obras, tem de que se gloriar, mas não diante de Deus.   
3 Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão a Deus, e isso lhe foi imputado como justiça.   
4 Ora, ao que trabalha não se lhe conta a recompensa como dádiva, mas sim como dívida;   
5 porém ao que não trabalha, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é contada como justiça;   
6 assim também Davi declara bem-aventurado o homem a quem Deus atribui a justiça sem as obras, dizendo:   
7 Bem-aventurados aqueles cujas iniqüidades são perdoadas, e cujos pecados são cobertos.   
8 Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputará o pecado.   
9 Vem, pois, esta bem-aventurança sobre a circuncisão somente, ou também sobre a incircuncisão? Porque dizemos: A Abraão foi imputada a fé como justiça.   
10 Como, pois, lhe foi imputada? Estando na circuncisão, ou na incircuncisão? Não na circuncisão, mas sim na incircuncisão.   
11 E recebeu o sinal da circuncisão, selo da justiça da fé que teve quando ainda não era circuncidado, para que fosse pai de todos os que crêem, estando eles na incircuncisão, a fim de que a justiça lhes seja imputada,   
12 bem como fosse pai dos circuncisos, dos que não somente são da circuncisão, mas também andam nas pisadas daquela fé que teve nosso pai Abraão, antes de ser circuncidado.   
13 Porque não foi pela lei que veio a Abraão, ou à sua descendência, a promessa de que havia de ser herdeiro do mundo, mas pela justiça da fé.   
14 Pois, se os que são da lei são herdeiros, logo a fé é vã e a promessa é anulada.   
15 Porque a lei opera a ira; mas onde não há lei também não há transgressão.   
16 Porquanto procede da fé o ser herdeiro, para que seja segundo a graça, a fim de que a promessa seja firme a toda a descendência, não somente à que é da lei, mas também à que é da fé que teve Abraão, o qual é pai de todos nós.   
17 (como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí) perante aquele no qual creu, a saber, Deus, que vivifica os mortos, e chama as coisas que não são, como se já fossem.   
18 O qual, em esperança, creu contra a esperança, para que se tornasse pai de muitas nações, conforme o que lhe fora dito: Assim será a tua descendência;   
19 e sem se enfraquecer na fé, considerou o seu próprio corpo já amortecido (pois tinha quase cem anos), e o amortecimento do ventre de Sara;   
20 contudo, à vista da promessa de Deus, não vacilou por incredulidade, antes foi fortalecido na fé, dando glória a Deus,   
21 e estando certíssimo de que o que Deus tinha prometido, também era poderoso para o fazer.   
22 Pelo que também isso lhe foi imputado como justiça.   
23 Ora, não é só por causa dele que está escrito que lhe foi imputado;   
24 mas também por causa de nós a quem há de ser imputado, a nós os que cremos naquele que dos mortos ressuscitou a Jesus nosso Senhor;   
25 o qual foi entregue por causa das nossas transgressões, e ressuscitado para a nossa justificação. 

Vejam a importância que Paulo dá à fé nestes textos do livro de Romanos. Primeiramente escreve que o justo viverá da fé, fala sobre a lei da fé, expressão pouco comentada e citada no meio dos estudiosos das escrituras. Enfatiza muito a Abraão, colocando claramente a importância da fé para este homem, considerado, pai da fé.  Sugiro que você use um pouco mais do seu tempo para meditar sobre a fé, apresentadada aqui por Paulo.



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