O propósito da Carta aos romanos é muito claro e abrangente.
Paulo, depois de se apresentar à igreja, deixa ressaltado que lembrava dos romanos em suas orações e queria muito vê-los para compartilhar algum dom espiritual, bem como colher algum fruto entre eles para outros irmãos. Podemos ver isto em Romanos 1: 8-14 e em Romanos 15:19,24.
Paulo já havia percorrido todo o Mediterrâneo Oriental e agora desejava ir à Espanha e de passagem ver os irmãos em Roma.
Os temas abordados em Romanos também fazem parte do propósito de Paulo aos escrever sua carta.
Ele deixa claro o seu Evangelho, O Evangelho de Jesus Cristo, O Evangelho de Seu Filho. Sempre deixando claro a autoridade de seus ensinamentos, deixou bem claro todo um plano de Deus, um conjunto de ensinamentos como nunca deixou em outra epístola.
Ao mesmo tempo que falava de seu Evangelho, falava dos mesmos ensinamentos como sendo O Evangelho de Jesus Cristo.
Falou claramente sobre a condição de todos os homens. Falou sobre a ira de Deus sobre toda raça humana. " Não há um justo...todos pecaram." Escreve sobre o pecado e suas consequências, da luta contra o pecado. Fica muito claro o que escreve sobre a Justiça de Deus. Temas como justificação, lei, graça, desobediência de Adão e obediência de Cristo são detalhados pelo apóstolo. A vitória sobre o pecado, da tirania , do domínio do mesmo é explicado como em nenhum outro lugar. A Soberania de Deus é destacada e ressaltada principalmente quando Paulo descreve a situação de Israel. Escreve também sobre a prática do amor como o cumprimento da lei. É interessante como é enfatizado que " o justo viverá por fé". Paulo não se envergonhava deste Evangelho, pois para ele é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê.
Importante como ele menciona a intercessão do Espírito Santo, bem como a intercessão de Jesus Cristo por nós.
Na luta contra o pecado, somos auxiliados pelo Espírito.
Para mais informações sobre outros temas no livro de Romanos, veja no cabeçalho do blog.